segunda-feira, 11 de maio de 2009

MULHER CORREDORA

Olá pessoal, eu sou a professora Yumie e gostaria de parabenizar todo o pessoal que esteve no sábado de manhã conosco chimarreando, brincando, caminhando, correndo, praticando saúde... Meus parabéns para as mamães e nesse embalo eu quero iniciar os meus comentários neste blog falando um pouco da mulher corredora.
A batalha para aceitação de mulheres em competições atléticas não foi tarefa fácil. Os Jogos Olímpicos modernos eram planejados por homens e para homens e em 1896, nada teria sido mais chocante quando uma mulher fez e reivindicou correndo extra oficialmente com 25 competidores homens. O nome da mulher que fez esta façanha foi Melponême que completou os 40km (a distância padrão é de 42,195m, mas só foi fixada em 1924) em cerca de 4h30. As mulheres atravessaram uma longa e árdua exclusão até que foram aos poucos (muito aos poucos) permitindo a participação feminina em algumas competições como, por exemplo, em 1928 em Amsterdã no qual, 3 eventos foram abertos para as mulheres (100m, 800m e revezamento 4x100m). Entretanto, para as maratonas as participações femininas eram “não oficiais”, ou seja, “não eram”. Em 1963, duas mulheres da Califórnia Lyn Carman e Mery Lepper se esconderam e “pularam dentro” da corrida quando ela começou, oficiais irados tentaram impedi-las, mas não conseguiram, Lepper terminou a prova em 3h27min. Muitas destas histórias começaram a acontecer, até mesmo esconder o sexo como fez Katheine Switzer em 1967, correu a maratona de Boston assumindo ser homem usando um capuz durante toda a prova. Nesse sentido, o número de mulheres começaram a crescer e 1972 as mulheres foram autorizadas a participar da maratona de Boston e assim, foram sendo realizadas maratonas femininas e os “records” passaram a ser quebrados. O atual melhor tempo é de Paula Jane Radcliffe de 2h15min25 na maratona mundial em 2005. Dessa forma, o importante é que nos últimos 20 anos tem se visto mulheres participando em todos os eventos, o número de mulheres esta crescendo cada vez mais em todos os níveis, principalmente o amador, e para a maioria o tempo pessoal é o mais importante que o Record mundial.
E é isso ai, mulherada da IARunning é a gente que faz a nossa história. Até sábado e boas corridas.

2 comentários:

  1. Fala yumie, tudo jóia??? Muito bacana teu texto hein.

    Infelizmente neste último sábado pela manhã não estava me sentindo muito bem (renite pegando forte) e por isto optei por treinar a noite, mas semana que vem espero estar presente para fazer um treino de transição.

    Abraço,
    Helm.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Yume, adorei o teu texto.
    Como estou com meu pé machucado estou afastada das corridas ,mas em breve quero retornar...

    ABRAÇO ,

    CLAUDIA MACEDO

    ResponderExcluir