terça-feira, 30 de junho de 2009

2° CAMINHADA CONTRA A HIPERTENSÃO

A hipertensão ou pressão alta é uma doença silenciosa que vem atingindo um número cada vez maior de pessoas, principalmente as mais idosas, entretanto, não é raro encontrarmos crianças que sofrem de hipertensão devido a uma dieta pobre de nutrientes e vitaminas e rica em gorduras. Nesse sentido, é importante entendermos que o sangue leva para as nossas células todo o combustível necessário para manter a nossa vida (glicose, oxigênio, hormônios) e retira das nossas células o lixo da combustão (ácidos, gás carbônicos), para isso, o sangue precisa circular por todo o nosso corpo. O sangue sai com força do coração percorre “quilômetros” de artérias e volta ao coração trazido pelas veias.
Para que o sangue possa circular pelo corpo é necessário que uma bomba (coração) faça força (pressão) para empurrar este sangue por dentro das artérias. Quando o sangue passa pelas artérias ele encontra um resistência provocada pelo atrito, quanto menor for esta artéria maior será a pressão a passagem do sangue.
A força do coração para bombear o sangue é chamada de pressão máxima ou sistólica e a resistência que a artéria oferece a passagem do sangue é chamada de pressão mínima ou diastólica. Dessa forma, a pressão arterial depende da largura da artéria. Artéria com uma largura normal permite que a pressão máxima e mínima seja também normal. Se a artéria se estreitar, aumenta o atrito do sangue e a pressão mínima, o coração terá que fazer mais força para empurrar o sangue dentro da artéria, aumentando a pressão máxima.
Contudo, não se conhece até hoje, as causas da diminuição das artérias por isso não se tem a cura da pressão alta. Os remédios agem em função dos efeitos da pressão alta que tem a finalidade de dilatar a artéria fazendo com que ela volta a sua largura normal. Portanto, quem tem pressão alta deve tomar seus remédios regularmente.
No entanto, podemos prevenir ou reduzir os problemas da hipertensão com hábitos alimentares saudáveis ricas em frutas e verduras e evitar alimentos com muito sal e gordura, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e nunca fumar. A prática de exercícios regulares é de fundamental importância para o controle do peso e do bem estar como, por exemplo, uma simples caminhada.
A galera da equipe “IARRUNING”, que já vem se encontrando aos sábados para realização dos treinos e competições (eles tomaram gosto pelo esporte), os treinos desse sábado vão ser realizados junto à 2° caminhada contra a hipertensão, então convidem seus familiares e amigos para participarmos todos juntos .
Estaremos lá com a nossa tenda às 9:00 do dia 04 de julho e serão distribuidas camisetas comemorativas do evento.
Boa semana,
Professora Yumie.
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