segunda-feira, 1 de junho de 2009

O FRIO TÁ CHEGANDO... "VAMOS NOS AQUECER"

Como vimos nas fotos do último sábado, o inverno já chegou e pelo visto esta galera da iar running é de fé (menos eu, hehe!!). Neste sentido, é necessário salientar a importância do aquecimento antes de qualquer atividade física, normalmente a atividade inicial é realizada com exercícios leves a fim de preparar o corpo para a sobrecarga subsequente. O propósito desses exercícios é produzir um efeito de aquecimento, que inclui um aumento da temperatura central do corpo e a separação temporária de ligações de tecido conjuntivo, ou seja, um aumento da capacidade das articulações à suportar carga. O aumento da temperatura central melhora o desempenho biomecânico do sistema motor, e o alongamento pode reduzir possíveis distensões musculares. O alongamento utilizado para o aquecimento deve ser distinguido dos efeitos dos exercícios designados para aumentar a flexibilidade, que são aqueles feitos com a intenção de aumentar a amplitude de movimento.
O aumento da temperatura corporal traz benefícios fisiológicos e biomecânicos para o sistema músculo esquelético, tais como: aumento da taxa metabólica; aumento de fluxo sangüíneo local; melhoria da difusão e aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos; aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração; aumento da velocidade e da força de contração muscular e melhora na coordenação. Estes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a danos. Em contrapartida, as temperaturas musculares abaixo da temperatura do corpo tendem a aumentar a viscosidade muscular causando uma sensação de inércia, rigidez e fraqueza nos músculos.
No treinamento desportivo (na atividade física), a literatura especializada divide o aquecimento quanto à especificidade da modalidade, o aquecimento passivo, o aquecimento geral e específico. Dessa forma, para um bom desempenho no esporte ou em qualquer outra atividade física, é necessário o aquecimento. Bem como, o acompanhamento de profissionais que se preocupam com a saúde e bem estar do ser humano.
Boa semana,
Prof: Yumie

Nenhum comentário:

Postar um comentário