quinta-feira, 30 de julho de 2009

CORRIDA DE AVENTURA





















CORRIDA DE AVENTURA

Olá pessoal! Eu estou um pouco atrasada com as notícias, mas só agora que consegui algumas fotos para contar pra vocês um pouco sobre corrida de aventura. A corrida de aventura como a maioria dos esportes do gênero, tem história bastante recente, sendo que o conceito de “Corrida de Aventura” foi criado pelo francês Gerárd Fusil somente em 1989. As primeiras competições muiltiesportivas foram as de triatlon, numa evolução natural da maratona, mas um esporte relativamente novo, ainda tem muitas questões em discussão em relação a suas regras e formas. Atualmente, a corrida de aventura se apresenta em duas modalidades: a expedição, que é uma corrida mais longa, podendo durar vários dias; e a short, uma corrida curta realizada em um dia. Ambas se apropriam de outros esportes de aventura como trekking, canoagem, mountain bike, técnicas verticais e orientação. E é praticada por equipes mistas de 4 ou 2 participantes, como também pode ser praticada individualmente.
No final de semana passado eu participei de uma em Estrela/RS e as funções começaram no sábado, desde arrumar os equipamentos no carro até a viagem ao município de Estrela (uma cidade bem bonita com uma boa estrutura para prática de atividades físicas). Lá, participamos eu e o Fabrício (meu parceiro de equipe) de uma oficina de canoagem, pois somos principiantes nessa modalidade. No final da tarde teve reuniões e apresentações das equipes com direito até de Hino Nacional.
No domingo, dia da prova, acordamos às 5:00 da manhã para checagem de equipamentos, arrumar a bike no carro (estávamos hospedados em Lajeado, cidade vizinha) e tomar o café da manhã.Lembrando que estava muito, mas muito frio.
Às 7:15, a organização da prova entregou os mapas para as equipes. Um dos conhecimentos que se deve ter para participar de uma corrida de aventura é de orientação e navegação, pois o principal objetivo da prova é plotar os pontos no mapa e encontrá-los em ordem cronológica. Para completar essa prova nós tivemos que percorrer 21 km de bike, 19km de trekking, um rapel de 40m na negativa e 16 km de canoagem no rio Taquari. Foi muito legal e em alguns momentos não tem como descrever o que passamos, nós atravancamos morro a baixo de mato fechado, fizemos o rapel – há se eu pudesse ter passado essa parte sem ser desclassificado da prova eu tinha feito ou melhor não tinha feito – e o frio!! O pior de tudo foi o frio, na largada a temperatura estava de 0°. Mas valeu!! Tiramos 2° lugar, completamos a prova em 8h e 2min (7min atrás do primeiro colocado).
E por fim, felizes, mas exaustos com ás roupas molhadas sujas de lama, com frio e com muita fome – Adivinhem! Última função: arrumar os equipamentos (sujos e molhados), colocar a bike no carro, banho, viajem de volta pra casa. Mas o que seria da vida sem essas funções? Talvez monótona demais... E é por isso que eu continuo fazendo.

"Praticar a corrida de aventura não é apenas juntar um grupo de amigos e equipamentos para viajar no final de semana, caminhar, correr, nadar, remar ou pedalar. Praticar o esporte é, também respeitar determinadas regras de convivência social e preservação ambiental, além de estar preparado para fazer escolhas, a qualquer momento. A vida é feita de escolhas e o corredor de aventura precisa estar atento para compreender o momento certo de optar entre diferentes caminhos e trilhas". (FREITAS, 2004, p. 10).
Até sábado,
Professora Yumie.

Um comentário:

  1. Parabéns Yumie!!!!

    Muito legal a garra, o esforço e a determinação que vc e sua dupla tiveram!
    Tem que gostar e querer mesmo!
    Muito legal!

    Bjos

    ResponderExcluir